domingo, 2 de novembro de 2008

A evolução Social, Económica e Tecnológica do Sec. XXI

4,5 mil Milhões de anos passaram desde o nascimento do nosso planeta, e teoricamente a evolução não parou até aos nossos dias. O Homem assumiu nas suas mãos o controlo do mundo e desde então tem ousado explorar todos os recursos possiveis para tornar a sua vida cada vez melhor. De modo que chegamos ao século XXI, em plena era tecnológica, rodeados de tudo o que necessitamos (e não só), mas cada vez mais vazios de princípios e de valores.

Numa era onde o homem é capaz de desafiar todos os princípios, superando-se a si mesmo; torna-se simultaneamente criador e carrasco, chamando a si um poder que outrora estaria reservado a uma Entidade Divina.

Mas quando é que este ser "inteligente" que controla o mundo, será capaz de olhar para o lado real da sua obra? sem filtros, sem sombras, perante a luz clara desse sol que nos ilumina, e ver, que afinal este mundo perfeito em que pensa viver, este Paraíso que pensa estar a construir, não passa de um frágil balão de ar que segue a corrente sem um rumo definido, deixando para trás uma realidade bem mais crua, bem mais violenta e bem mais digna de um Inferno do que de um Paraíso.

Evoluir é muito mais do que saber estar, é sobretudo saber ser.

1 comentário:

Fátima Silva disse...

Não posso concordar mais contigo. A evolução tecnológica dos últimos anos é, sem dúvida, proporcional à regressão de valores. O mais preocupante é que se nota uma contaminação geral. Faz-se como se vê fazer. Dá demasiado trabalho pensar pela nossa própria cabeça, tirar as nossas conclusões e agir de acordo com o que pensamos porque isso vai obrigar a explicações, argumentações, enfim... uma grande trabalheira!...