sábado, 15 de novembro de 2008

"Mundo Ideal"-"Meu"

Afinal o que é isso do Mundo ideal?

Se pedirmos a 1000 pessoas "descreva o Mundo Ideal", muito provavelmente obteremos 1000 respostas diferentes, no entanto em muitas dessas respostas existirá um factor comum, pois embora o pedido fosse "descreva o Mundo Ideal", muitos responderiam à pergunta "descreva o seu Mundo Ideal"; este vocábulo "meu", implícito na forma de compreender a questão, condiciona profundamente o pensamento do ser humano ao ponto de esquecer, por vezes, que caminha lado a lado com os demais seres, Humanos e não só.

Este egoísmo (atenção! não digo que dele não padeça) manifesta-se das mais variadas formas e com os mais variados impactos na nossa sociedade. Não devemos esquecer que o Homem é por natureza, um ser social, desde o nascimento até a morte, dependemos de, convivemos com e somos ajudados por - outros seres, mas por vezes ignoramos, desprezamos e maltratamos aqueles que dependem de, querem conviver com e necessitam da ajuda de - todos nós. Certamente que alguns, já vivemos a sensação de dar quando alguém precisa de nós sem a desejada reciprocidade. Esta situação não se circunscreve à interacção entre seres Humanos, pois a relação com outros Seres Vivos e mesmo com o Planeta é igualmente subjugada a este tipo de comportamento.

A materialização deste egoísmo é por demais visível, do carro estacionado no passeio fazendo peões arriscar a sua vida, até à "fabricação" de uma guerra com o vil propósito de vender armamento, passando pela extinção de uma raça de Tigres porque a suas peles fazem um bonito adorno; tudo isto são apenas pequenas mostras do que o egoísmo do Homem é capaz de fazer. Mas ironicamente estas acções são empreendidas com o nobre propósito de encontrar o Mundo Ideal... Melhor! Encontrar o seu Mundo Ideal .

Mas afinal o que é isso do Mundo Ideal? Será que existe? Ou tratar-se-á de uma mera utopia? Seremos capazes de defini-lo?... Pode ser que o Mundo Ideal não exista, mas certamente que se cada um de nós conseguir pensar "Mundo Ideal" sem pensar "meu Mundo Ideal" estaremos mais próximos do que nunca de conseguirmos transformar essa utopia numa prospera realidade.

Talvez seja mais simples do que parece, uma espécie de ovo de Colombo, e a diferença esteja apenas em três letras "meu".

2 comentários:

Fátima Silva disse...

Por também achar que somos seres sociais, o Meu Mundo Ideal não existe. Temos que pensar então no Nosso Mundo Ideal. Mas o meu ideal não é o teu ideal e o nosso ideal teria que me envolver a mim, a ti, aos outros... decididamente, O Nosso Mundo Ideal é uma Utopia, assim como a felicidade!

Acácio Rouxinol disse...

Ai, Deus meu, quanta desolação!
Quanto desânimo! …
O Mundo Ideal, por uma questão de lógica, teria de ser um lugar qualquer em que tudo que “cada um achasse ser bom para si” acontecesse eternamente e ao mesmo tempo para todas as entidades vivas da criação. Ora isso chama-se. – UNIVERSO. E, EXISTE!
O que falta a todos nós é descobrir e aceitar que “esse ideal” se atinge a cada instante, desde que queiramos, conscientemente, expandir “exactamente tudo” o que nos faça progredir. Exactamente como quem caminha; passo a passo, desfrutando a realidade da sua própria caminhada.
É normal que nos doam os pés; que caiamos; que nos cansemos e nos apoquentemos. Mas esse é o caminho! E só a ignorância dos convencidos os desespera, ocultando-lhes a passagem.
Desalentados, maldizem o chão que os sustenta. E inflados da vaidade que os confunde com os outros que de igual modo reclamam, cobiçam-se uns aos outros, como se brincar fosse o brinquedo.
Cá para mim, o mundo ideal è, afinal, cada pedacinho de felicidade que conquistamos por mérito próprio. É o espaço imensamente pequeno e terno, onde guardamos o melhor das nossas vidas, enquanto compomos uma existência.
Acácio Rouxinol 25/Janeiro/2009