segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A Vida em Sociedade, Evolução e Futuro

Viver em sociedade é algo comum a praticamente todos os seres humanos, assume-se que o Ser Humano é um ser social, e esta assumpção baseia-se na constatação do que as sucessivas civilizações têm feito para sobreviver e prosperar, e ainda em numerosos estudos que tem demonstrado essa faceta marcadamente social do Homem.

Outra característica que o homem tem evidenciado é a sua necessidade de evolução, sem a qual ainda viveríamos na idade da pedra, esta necessidade de evolução aliada à inteligência do Ser Humano contribuíram para a sua clara distinção face às outras espécies que com ele coabitam neste planeta.

Mas distinção não implica necessariamente superioridade, embora o Ser Humano seja tido como um ser superior, a verdade é que as suas atitudes demonstram, no meu ponto de vista, uma clara inferioridade, pois sendo o único ser vivo com capacidade para agir significativamente sobre o meio ambiente, usa essa sua exclusiva dotação para destruir o que a mãe natureza tão habilmente criou, hipotecando o futuro das gerações vindouras.

Na teoria estas alterações têm como intuito a melhoria das suas condições de vida, porem não deixa de ser verdade que estes proveitos chegam apenas a uma porção da população mundial, enquanto que a restante, juntamente com grande parte dos demais seres vivos, acabam prejudicados pela sede evolutiva do Homem. O mais preocupante é que esta situação tende claramente a piorar, enquanto muito se fala e pouco se faz para inverter a dramática situação, de desequilíbrio, em que o mundo se encontra.

Para muitos, parece ser absolutamente indiferente o futuro que os outros seres vivos e o planeta possam ter, importando apenas um presente cheio de egoísmo e ambição.

As questões ambientais e humanitárias estão na ordem do dia, e é já praticamente obrigatório agir de forma social e ecologicamente sustentável, mas atenção! desde que essa atitude não ponha em causa a obtenção de lucro das empresas e dos governos, pois quando tal acontece, a ânsia do lucro fala mais alto e estes nobres pensamentos, passam a ser apenas uma ficção.

Pois é! Se pararmos um pouco para observar a evolução das sociedades e do nosso mundo em geral, tristemente constataremos que a ficção parece ser a única forma que nos resta de falarmos de um futuro, com uma coabitação harmoniosa de todos os seres vivos, neste nosso planeta.

BASTA! Temos que gritar!

Não um grito mudo, mas sim GRITAR BEM ALTO E AGIR para que possamos falar do futuro acreditando que realmente existirá, e que superará pela positiva o presente.